sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Batom pode causar câncer?!




Olá meninas, vi um post no face hoje que me deixou curiosa! O texto do post dizia que alguns batons tinham o chumbo como componente, que o mesmo poderia causar câncer;! pra aterrorizar ¬¬  colocaram uma imagem de uma boca toda machucada!! e eu claro fiquei assustada e resolvi pesquisar a fundo sobre o assunto!
Primeira coisa que pesquisei, Chumbo pode causar câncer?!
Chumbo não causa câncer, mas segundo o artigo Red Lipstick Spreads the Lead ele pode afetar diversos órgãos do corpo humano, particularmente o sistema nervoso. Pode causar anemia, prejudicar o cérebro e afetar os rins. Mas não causa câncer!! 



Colocaram diversas marcas, mas pesquisando a fundo descobri que esse texto surgiu de um e-mail vindo de Hong Kong, que por vez vinha com as marcas conhecidas lá, e a que foi acusada de ter mais chumbo aqui no Brasil foi AVON enquanto lá foi Yves Saint Laurent, (seria porque a Avon é mais conhecida aqui no Brasil que a YSL?).




Colocaram o nome de uma médica Drª Elizabeth Ayoub, médica biomolecular, que não tem nada a ver com isso que segundo o cadastro nacional médico é ginecologosta,(cuida de outros lábios rs) bem provável que não tenha noção que seu nome foi parar naquele e-mail/post!




Todas as marcas citadas são vendidas nos EUA e lá como aqui,só é permitido vender cosméticos que passam por testes rigorosos com o intuito de coibir a introdução de agentes contaminantes tóxicos ou perigosos que poderiam por em risco a população.
O órgão responsável por esse controle chama-se Food and Drug Administration FDA que exige que, sempre que uma quantidade de colorante for preparada, uma amostra tem que ser mandada para o FDA para ser testada.



Ainda dizia para fazer um teste, passar o batom na mão e pegar um anel de ouro e passar por cima, se caso ficasse preto é por que há presença de cobre, pesquisando achei um blog(scienceblogs.com.br) que propõe outro teste
- Escolha qualquer batom de qualquer marca
- Alguns gizes de cera
- Uma vela
- Vários metais (ouro de um anel, prata de um talher, cobre de uma moeda de cinco centavos e bronze de uma moeda de dez centavos)
- Uma folha de papel branco
Faça várias listras com os batons, a vela e os gizes e passe todos os metais em todas as cores.
Viu rastros pretos?
Agora tente esfregar os mesmos metais (use outros anéis, talheres e moedas para evitar contaminação!) diretamente no papel, sem tinta alguma.
Marcas semelhantes apareceram?
Pois é, certos metais deixam marcas escuras nas coisas…
Batons são basicamente cera e corantes. A cera reage com variados metais, ficando escura.

Descobri que o batom não se fixa por causa do chumbo e sim por causa da viscosidade da cera!! Ou seja todo esse "alerta" é desnecessário!! Logo que li a postagem, pensei como uma coisa que causa tanto mau, não passa por testes?! e se passa ainda é liberado?! Eis a resposta né!! Então meninas se você já pegou todos os batons e começou a jogar fora, corre que o lixeiro ainda não passou!! rsrs
Isso serve pra todos leitores que nem sabem se a informação é verdadeira já tomam como verdade!! Sempre que você lê algo do tipo, pesquise direitinho, pra não passar pra outras pessoas uma coisa que não é verdade, e pra não acreditar em uma simples mentira!!


Beijinhos, ótimo restinho de sexta e um bom sabadão pra vocês!! e Boa Sorte pra quem (como eu) vai fazer o ENEM!! Qualquer coisa só deixar nos comentários! ;)



12 comentários:

Erika Souza disse...

nossa wue bomvii um monte de gente comentando a respeito..seguindo segue de volta

cabelosmakeeunhas.blogspot.com.br

chuvade purpurina disse...

seguindo teu blog!! uma graça!! bjinhos ;*

Unknown disse...

Muito bom este post, parabéns pelo blog e pela informação.
Beijos da ChocoLito's!

Chris Ferreira disse...

OI Andreza,
muito boa a sua pesquisa. Certamente essa médica nem sabe que foi envolvida na tal pesquisa.
beijos
Chris
hhtp://inventandocomamamae.blogspot.com/

chuvade purpurina disse...

ah obrigada!! verdade não deve nem imaginar!!rs
bjs e estou seguindo seu blog!! que por sinal é muito fofo!! ^^

chuvade purpurina disse...

Obrigada!!
beijinhos!!^^

talecoisasdalu disse...

Oi amada, adorei o post e seu bloguito! Já te seguindo e qdo quiser passe lá no meu cantinho, vou adorar te receber! Bjins

chuvade purpurina disse...

Muito Obrigada! Deixa o link pra eu entrar,e te seguir!! ;)
bjinhos flor

Andrea e Maki disse...

Minha sogra sempre vem com essa história que batom vermelho dá cancer, porque ouviu em algum lugar, mas faz tempo e agora essa bobagem voltou... nunca acreditei, porque também não acredito que a indústria cosmética tão avançada permitiria. E a foto usada na mensagem o face, parece muito herpes labial, já tive algumas vezes e quando vi a foto, pensei que era sobre o herpes. Excelente sua postagem, beijo enorme.
Andrea

Biane Carvalho disse...

Ualll que post incrivélll...parabens!!!

Já virei seguidora... se poder me faça uma visitinha e se gostar me siga tbm..


bjks

blogdabiane.com.br

chuvade purpurina disse...

Ai Biane que bom que gostou!! Já estou seguindo seu cantinho, que me deu água na boca!!rsrs aquele bolo hum!!! rsrs
bjinhos!;*

chuvade purpurina disse...

É verdade Andrea, como eu disse não acreditaria que seria aprovado o uso!! E quando vi a foto pensei como você, que fosse herpes labial!!rs
As pessoas devem pesquisar, pra não pegar mentira como verdade!!
Que bom que gostou!!
Grande beijo!!
;*