sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Batom pode causar câncer?!




Olá meninas, vi um post no face hoje que me deixou curiosa! O texto do post dizia que alguns batons tinham o chumbo como componente, que o mesmo poderia causar câncer;! pra aterrorizar ¬¬  colocaram uma imagem de uma boca toda machucada!! e eu claro fiquei assustada e resolvi pesquisar a fundo sobre o assunto!
Primeira coisa que pesquisei, Chumbo pode causar câncer?!
Chumbo não causa câncer, mas segundo o artigo Red Lipstick Spreads the Lead ele pode afetar diversos órgãos do corpo humano, particularmente o sistema nervoso. Pode causar anemia, prejudicar o cérebro e afetar os rins. Mas não causa câncer!! 



Colocaram diversas marcas, mas pesquisando a fundo descobri que esse texto surgiu de um e-mail vindo de Hong Kong, que por vez vinha com as marcas conhecidas lá, e a que foi acusada de ter mais chumbo aqui no Brasil foi AVON enquanto lá foi Yves Saint Laurent, (seria porque a Avon é mais conhecida aqui no Brasil que a YSL?).




Colocaram o nome de uma médica Drª Elizabeth Ayoub, médica biomolecular, que não tem nada a ver com isso que segundo o cadastro nacional médico é ginecologosta,(cuida de outros lábios rs) bem provável que não tenha noção que seu nome foi parar naquele e-mail/post!




Todas as marcas citadas são vendidas nos EUA e lá como aqui,só é permitido vender cosméticos que passam por testes rigorosos com o intuito de coibir a introdução de agentes contaminantes tóxicos ou perigosos que poderiam por em risco a população.
O órgão responsável por esse controle chama-se Food and Drug Administration FDA que exige que, sempre que uma quantidade de colorante for preparada, uma amostra tem que ser mandada para o FDA para ser testada.



Ainda dizia para fazer um teste, passar o batom na mão e pegar um anel de ouro e passar por cima, se caso ficasse preto é por que há presença de cobre, pesquisando achei um blog(scienceblogs.com.br) que propõe outro teste
- Escolha qualquer batom de qualquer marca
- Alguns gizes de cera
- Uma vela
- Vários metais (ouro de um anel, prata de um talher, cobre de uma moeda de cinco centavos e bronze de uma moeda de dez centavos)
- Uma folha de papel branco
Faça várias listras com os batons, a vela e os gizes e passe todos os metais em todas as cores.
Viu rastros pretos?
Agora tente esfregar os mesmos metais (use outros anéis, talheres e moedas para evitar contaminação!) diretamente no papel, sem tinta alguma.
Marcas semelhantes apareceram?
Pois é, certos metais deixam marcas escuras nas coisas…
Batons são basicamente cera e corantes. A cera reage com variados metais, ficando escura.

Descobri que o batom não se fixa por causa do chumbo e sim por causa da viscosidade da cera!! Ou seja todo esse "alerta" é desnecessário!! Logo que li a postagem, pensei como uma coisa que causa tanto mau, não passa por testes?! e se passa ainda é liberado?! Eis a resposta né!! Então meninas se você já pegou todos os batons e começou a jogar fora, corre que o lixeiro ainda não passou!! rsrs
Isso serve pra todos leitores que nem sabem se a informação é verdadeira já tomam como verdade!! Sempre que você lê algo do tipo, pesquise direitinho, pra não passar pra outras pessoas uma coisa que não é verdade, e pra não acreditar em uma simples mentira!!


Beijinhos, ótimo restinho de sexta e um bom sabadão pra vocês!! e Boa Sorte pra quem (como eu) vai fazer o ENEM!! Qualquer coisa só deixar nos comentários! ;)



12 comentários:

pgvilanivi disse...

nossa wue bomvii um monte de gente comentando a respeito..seguindo segue de volta

cabelosmakeeunhas.blogspot.com.br

Unknown disse...

seguindo teu blog!! uma graça!! bjinhos ;*

Unknown disse...

Muito bom este post, parabéns pelo blog e pela informação.
Beijos da ChocoLito's!

Chris Ferreira disse...

OI Andreza,
muito boa a sua pesquisa. Certamente essa médica nem sabe que foi envolvida na tal pesquisa.
beijos
Chris
hhtp://inventandocomamamae.blogspot.com/

Unknown disse...

ah obrigada!! verdade não deve nem imaginar!!rs
bjs e estou seguindo seu blog!! que por sinal é muito fofo!! ^^

Unknown disse...

Obrigada!!
beijinhos!!^^

talecoisasdalu disse...

Oi amada, adorei o post e seu bloguito! Já te seguindo e qdo quiser passe lá no meu cantinho, vou adorar te receber! Bjins

Unknown disse...

Muito Obrigada! Deixa o link pra eu entrar,e te seguir!! ;)
bjinhos flor

Andrea e Maki disse...

Minha sogra sempre vem com essa história que batom vermelho dá cancer, porque ouviu em algum lugar, mas faz tempo e agora essa bobagem voltou... nunca acreditei, porque também não acredito que a indústria cosmética tão avançada permitiria. E a foto usada na mensagem o face, parece muito herpes labial, já tive algumas vezes e quando vi a foto, pensei que era sobre o herpes. Excelente sua postagem, beijo enorme.
Andrea

Blog da Biane disse...

Ualll que post incrivélll...parabens!!!

Já virei seguidora... se poder me faça uma visitinha e se gostar me siga tbm..


bjks

blogdabiane.com.br

Unknown disse...

Ai Biane que bom que gostou!! Já estou seguindo seu cantinho, que me deu água na boca!!rsrs aquele bolo hum!!! rsrs
bjinhos!;*

Unknown disse...

É verdade Andrea, como eu disse não acreditaria que seria aprovado o uso!! E quando vi a foto pensei como você, que fosse herpes labial!!rs
As pessoas devem pesquisar, pra não pegar mentira como verdade!!
Que bom que gostou!!
Grande beijo!!
;*